Praticando a escrita criativa para se aperfeiçoar como escritor



Tornar-se escritor ou escritora não é algo que ocorre da noite para o dia. É um processo que acontece progressivamente, ao longo de uma jornada de muitos anos - às vezes até mesmo décadas de quedas, derrotas, reviravoltas, persistência e sucesso. Escrever literatura não é uma profissão para a qual exista um diploma formal, legalmente válido, que reconheça o seu status de escritor.

Você se torna escritor ao longo de uma vida de batalhas perdidas e vencidas. Você vai até o espelho e diz a si mesmo: eu sou escritor. É como uma confissão, um ato de fé. Você vira escritor depois de acreditar de verdade que já é um. Não se pode receber nenhum certificado por isso. Uma das valiosas dicas do escritor Jeff Goins é que não é o nível de sucesso que você alcança que faz de você uma escritora, ou escritor: ao contrário, é a sua paixão por escrever sempre, mesmo que jamais tenha milhares de leitores nem retorno financeiro, que faz de você um escritor.

E quem ama escrever também deveria estar sempre preocupado em escrever mais e melhor. Cuidar não apenas da sua produtividade profissional como escritor, mas também da sua capacidade constante de aperfeiçoamento das técnicas artísticas que utiliza para criar suas histórias, sejam elas contos, crônicas ou romances. Porque, muito embora você escreva por amor e tenha descoberto seu propósito, certamente você também gostaria de ser lido - gostaria que as pessoas prestassem atenção naquilo que você está criando.

Então você deve primeiro gerar e oferecer valor para os outros, através do seu talento para a escrita, antes de querer receber valor. E, quanto melhor for a sua técnica, ou quanto mais leituras você tiver, em qualquer área, e mais estudar a arte da escrita, desenvolvendo seu potencial com suporte em boas práticas, mais chances terá de ser reconhecido pelas pessoas e pelo mercado.

Se você deseja se aperfeiçoar como escritor, ou escritora, e receber atenção crescente sobre o seu trabalho, uma dessas boas práticas é a escrita criativa, que pode ser uma excelente ferramenta de desenvolvimento profissional. Ela consegue destravar muitas portas em sua imaginação, permitindo que uma riqueza imensa de emoções e sentidos flua da sua mente para o papel ou para a tela do computador.

Escrever criativamente significa deixar todas as convenções literárias de estilo, forma, conteúdo, lugar, tempo e modo de lado, preocupando-se unicamente com o prazer de inventar histórias - sem se importar como elas vão começar, em que irão se concentrar, muito menos como irão terminar.

A escrita criativa permite que todas as amarras e nós do texto literário sejam desfeitos, para que tão somente os mistérios mais incríveis dos seus devaneios mentais tenham a oportunidade de se expressar. É claro que, em oficinas de escrita criativa, ou até mesmo em cursos acadêmicos, são ensinadas técnicas mais formais de criação de conteúdo literário, relativas à construção de personagens, cenários, etc. Mas aqui me refiro com maior ênfase no trabalho de abstração narrativa pura.

Esse trabalho de dar asas à imaginação, sem preocupação com começo, meio ou fim do texto, nem mesmo com regras gramaticais engessadas, pode ser muito divertido - porém também muito proveitoso para a sua arte formal e profissional. Pense em quantas idéias podem ser coletadas nos mares profundos do seu espírito (sem nenhum compromisso nem impostos) e guardadas de forma sistemática e organizada em seus arquivos profissionais para, quem sabe, serem utilizadas oportunamente em seus trabalhos mais sérios.

Que tal reservar um tempo para praticar a escrita criativa, entre a criação de um conto ou romance - ou talvez antes mesmo de começar a escrever qualquer texto literário formal? A capacidade que ela tem de abrir as portas da percepção e influenciar positivamente na sua carreira de escritor profissional, melhorando muito a qualidade dos seus trabalhos, pode te surpreender. Você irá, no mínimo, praticar ainda mais a sua paixão e se divertir com a leitura posterior do que escreveu.

Comentários

Postagens mais visitadas